| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Apodiformes |
| Família: | Trochilidae |
| Vigors, 1825 | |
| Subfamília: | Trochilinae |
| Vigors, 1825 | |
| Espécie: | T. glaucopis |
O beija-flor-de-fronte-violeta é uma ave apodiforme da família Trochilidae. Conhecido também como tesoura-de-fronte-violeta.
Seu nome científico significa: do (grego) thalos = criança, descendente de; e ouranos = céu, celeste, referente ao azul do céu; e do (grego) glaukos = cinza-azulado. ⇒ Pássaro cinza azulado, filho do azul celeste.
Mede aproximadamente 11,1 centímetros. Verde brilhante de boné azul-violeta, tufos do crisso brancos, retrizes azul-aço, bico negro. A fêmea apresenta as partes inferiores brancas sujas, retrizes laterais com pontas brancas, testa e lado inferior às vezes lavados de canela.
Sua manifestações sonora se dá pelo canto: “tirip-trip-trip-ti-tri…”.
Não possui subespécies.
Com um bico de 1,8 centímetro e uma língua que quando esticada alcança 4 centímetros, alimenta-se de néctar. Às vezes fura o tufo de flor do lado de fora, atacando diretamente o seu precioso líquido. Esta espécie já foi observada caçando insetos e pequenas aranhas enquanto voa, com manobras rápidas. Apreciam muito a flor de melzinho (Malvaviscus arboreus penduliflorus / Malvaviscus penduliflorus).
Durante cerimônias nupciais o macho executa ao redor da fêmea, pousada, voos semicirculares enquanto exibe o vértice e peito. iridescentes. Reproduz de setembro a fevereiro. Seu ninho tem a forma de uma tigela e é feito de fibras de plantas macias e painas. A parede externa é atapetada com fragmento de folhas, líquens, musgos, etc, firmemente colados com teia de aranhas e que às vezes podem cobrir quase inteiramente ninho por fora. O ninho é colocado em um galho horizontal ou em uma forquilha de árvores a 1,5 a 3 metros acima do solo. Põe geralmente 2 ovos brancos, com um período de incubação de 15 dias, que é feito pela fêmea.
Habita florestas altas, capoeiras e jardins.
Durante as horas da sua maior atividade é muito agressivo. Toma banho na chuva. Tem necessidade de se limpar frequentemente devido ao constante contato com o líquido viscoso das flores. Gosta de tomar banho de sol e se espreguiça após o descanso. Dorme de bico para a frente, a cabeça um pouco levantada, posição semelhante à que assume durante a chuva e quando canta. Coloca frequentemente as asas por baixo da cauda. Pousa abertamente num galho fino para dormir.
R (Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos). Presente da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, para oeste até o Mato Grosso. Encontrado também no Uruguai, Paraguai e Argentina.
Status de conservação: LC ( IUCN ); Appendix II ( CITES ).